Esse blog partilha informações e conhecimento relacionado ao mundo da biologia em geral. Sejam bem vindos!!

Aranhas mais venenosas do Brasil

A maior parte das aranhas existentes no Brasil não são perigosas.De uma maneira geral, as aranhas que fazem teias geométricas e regulares, mesmo que sejam de grande tamanho, não causa dano algum ao homem.

A proporção de acidentes com aranhas está aumentando em relação aos acidentes com cobras. Uma possível explicação para o aumento pode ser simplesmente a melhora no sistema de notificação de acidentes que agora é capaz de registrar mais casos. Outra possível causa é a destruição ambiental com desmatamento que acaba trazendo o homem para mais perto da mata aumentando o contato com aranhas.
Os acidentes com aranhas cresceram 37% nos últimos seis anos em todo Brasil, segundo o Ministério da Saúde.

Destacam-se cinco tipos de aranhas que são consideradas venenosas podendo causar acidentes graves:



ARMADEIRA (Phoneutria sp)
Medem aproximadamente 17cm de comprimento,coloração marrom escuro ou acizentadas.Elas não fazem teia e vivem solitárias gostando de locais bem escuros.
São extremamente agressivas assumindo posição "para dar o bote" e essa característica acabou dando o nome de "Armadeira".



ARANHA MARROM (Loxosceles sp.)
A aranha marrom é bem menor que a armadeira com 3 a 4cm de comprimento, são aranhas que fazem teias de aspecto irregular entre tijolos,cantos de parede e lugares escuros.Ao contrario da armadeira elas não são agressivas.Entretanto,os acidentes são na maior parte das vezes muito graves.



ARANHA DA GRAMA (Lycosa sp)
Atinge em torno de 5cm de comprimento, é de coloração acinzentada, com pelos vermelhos perto dos ferrões.Embora os acidentes sejam frequentes, não apresentam gravidade,não sendo necessária o uso de soro antiaracnidico.



VIUVA NEGRA (Latrodectus sp)
É uma aranha pequena, sendo a fêmea maior que o macho.A fêmea tem em torno de 3cm.Possui cor preta com várias manchas avermelhadas.São aranhas que constroem teias em geral em ambiente externo no meio da vegetação,sempre em ligares escuros.Raramente causam acidentes e, em geral de pouca a moderada gravidade.



ARANHA CARANGUEJEIRA
As caranguejeiras são muito grandes,peludas e de cor escura.Embora apresentem uma aparência assustadora, os acidentes são raros e sem gravidade, não sendo necessária o uso do soro antiaracnídico.

44 comentários:

  1. Eu conheço a Lycosa pelo nome de lycosa brasiliense.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a lycosa brasiliense apesar de ser muito parecida com a lycosa, não apresentam veneno.

      aqui pelo brasil se você ver uma lycosa, e remota a chance de ela ser venenosa, essa é a diferença...

      Excluir
    2. Olá essa da foto é uma Lycosa erythrognatha ou Scaptocosa raptoria, pois na verdade essa foto fui eu que tirei aqui na Unesp.

      Excluir
    3. Marrom e armadeira produz veneno.

      Pq as outras: da Grama, viuva e caranquejeira o veneno não mata ? Escrevem delas como se não houve-se gravidade.

      Excluir
  2. boa noite.
    estive no marajo este ano e vi uma aranha grande,peluda,preta e nos pés é como se ela tivesse usando meias brancas.Seria uma caranguejeira?


    ResponderExcluir
  3. eu encontrei uma aranha armadeira no meu porao

    ResponderExcluir
  4. encontrei aranha com dorso amarelado ou alaranjado pequena .barriga com lista preta ao longo do corpo.em guaratiba rio de janeiro - perigosa/ anonimo

    ResponderExcluir
  5. eu encontrei uma aranha marrom no meu quarto

    ResponderExcluir
  6. se eu achar uma arranha eu morro tenho pavor ou melhor arraquinofobia só de ler esta materia minha pressão baixou e fiquei gelado..... como curo este trauma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desligando o computador!

      Excluir
    2. Vá a um psicológico especialista em teoria cognitiva comportamental

      Excluir
  7. Se eu encontrar uma dessas aranhas em casa, no outro dia no noticiário terá uma chamada assim : "Incêndio criminoso destrói totalmente casa ... "

    ResponderExcluir
  8. Esses dias matei uma no meu quarto era a Lycosa, não sei mas estava na minha cama quando senti algo andando na minha perna, balancei a perna e ela pulou no chão, fui atrás até matá-la se não, não dormiria mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. affff meu deus acho q tinha infartado se ela estivesse andando em mim, essa semana apareceu uma em casa, eu quase infartei e estou assustada ate agora imagina se tivesse em mim uma lycosa sp affff

      Excluir
    2. aqui na minha casa por ser perto da mata no sul de minas aparece aranhas de tudo quanto é jeito surpreendentemente ja fui picado por algumas extremamente dolorosas armadeira(não aconteceu a ereção espontanea devido ao seu veneno rsrs) e a caranguejeira dor insuportavel pois suas queliceras são extremamentes grandes e fortes mas nada de mal aconteceu..Bem vindo a selva!

      Excluir
  9. vim aqui ver se uma que tá no meu banheiro é perigosa, ela é marrom mede uns 5 centímetros de diâmetro com pernas , e marro e tem umas 6 pintas de tom amarelo no corpo.

    ResponderExcluir
  10. ARANHA DA GRAMA (Lycosa sp) ja aparesseu no banheiro eu tava omando banho eu dei um grito minhha mãe matou a aranha la aparesia muita aranha por mavamos num casa encostada na mata ainda bem que não fui picada ufa pois tenho haranfobia mega plus medo de aranha

    ResponderExcluir
  11. Aranha se mata a paulada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce sabia que se voce matar uma aranha regenera outra

      Excluir
  12. Respostas
    1. aaaaaaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Que nojo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  13. Acabei de matar uma lycosa!!!! Que coisa!! Odeio aranhas!!!!

    ResponderExcluir
  14. Estou de ferias no sitio do meu sogro faz 20 dias e meu marido matou 4 aranhas caranguejeiras e 1 armadeira gigante desde q chegamos... eu quase morro, nao sei se vou sobreviver a essas ferias kkkkkk

    ResponderExcluir
  15. morro de medo dessas aranhas!!!

    ResponderExcluir
  16. Eu vi uma aranha peluda e com um buraco no meio dela, sera que é uma pirikitosa?

    ResponderExcluir
  17. Eu vi uma aranha peluda com um buraco no meio, sera que é uma pirikitosa brasiliense??

    ResponderExcluir
  18. Eu vi uma aranha peluda e com um buraco no meio dela, sera que é uma pirikitosa?

    ResponderExcluir
  19. Aranhas são na sua maioria inofensivas, mas quando nos deparamos com uma dentro ou perto de casa, o melhor é matar para não se incomodar.
    Eu tenho uma casa na zona rural de gramado (serra gaúcha) e vejo diversos tipos, todo final de semana que vou à serra mato uma meia dúzia pelo menos!
    É a lei do mais forte!

    ResponderExcluir
  20. eu vi uma aranha branca em cima em baixo preta com uma linha amarela as patas meio amarelada preta e avermelhada sera que e venenosa

    ResponderExcluir
  21. Um dias desses vi uma aranha parecida com uma loxosceles no meu quarto me gaguei de medo e fui dormir na sala por uns três dias

    ResponderExcluir
  22. aqui em casa tem muita aranha marrom , pode o correr um acidente?
    como devo evitar?
    na maior parte das vezes ela é encontrada atras da geladeira !

    ResponderExcluir
  23. a aranha marrom é a mais comum cuidado!

    ResponderExcluir
  24. Acabei de pegar uma essa tal de lycosa o que eu faço com ela gosto de bichos não quero matar e não quero que ela volte .. Ela é venenosa?

    ResponderExcluir
  25. ARANHA DA GRAMA (Lycosa sp) Encontrei dentro do meu guarda-roupas! gostaria que não fosse, mas acho q é :'(

    ResponderExcluir
  26. Meu primo foi mordido por uma aranha branca e preta ela é venenosa ?

    ResponderExcluir
  27. meu primo foi mordido por uma aranha branca com preta até hoje tem a marca

    ResponderExcluir
  28. esses tamanhos estao exagerados. eu medi na regua 3 cm e deu muito. as aranhas como viuva negra nao cheggam a ser tao grandes. e outra coisa, segundo o site da fiocruz todas as aranhas tem veneno, embora somente algumas contem veneno ativo para o ser humano. aqui na minha casa aparecem varias aranhas de tamanhos variados. mas nunca muito grande.

    ResponderExcluir
  29. Fui picada hj por uma aranha, não parece ser nenhuma dessas, doeu bastante,mas tomei soro e anestesia local. To ótima já graças a Deus, mas cheguei ate ficar no balão de oxigênio. Moro na regi metropolitana de BH/MG, do lado de uma área de preservação ambiental, então tem mto bichos, cobra então, de todo tipo...Só Deus viu

    ResponderExcluir
  30. Encontrei uma aranha no meio das pernas da minha mulher, foi só passar o barbeador que ela sumiu acredita?

    ResponderExcluir
  31. Fui picado por uma marrom avermelhada

    ResponderExcluir