Esse blog partilha informações e conhecimento relacionado ao mundo da biologia em geral. Sejam bem vindos!!

As oito espécies de ursos exitentes



Algumas dessas espécies de urso já estão em processo de extinção (Panda gigante). Outras espécies estão sendo ameaçadas pelo avanço do homem em relação à natureza e à consequente diminuição do alimento e de espaço disponível para esses animais e pela caça indiscriminada, normalmente com o objetivo de obter, por exemplo, as garras e a vesícula biliar dos ursos, muito valorizada pela medicina tradicional chinesa.



Urso-negro

O urso-negro é o tipo de urso mais comum da América do norte. Deve haver cerca
de 750 000 ursos-negros vivendo no Canadá, nos EUA e México.
Embora costumam ser tímidos, alguns ursos-negros já se habituaram a presença dos seres humanos. Em algumas cidades ninguém se surpreende ao ver um urso andando na rua.

Curiosidade: Theodore Roosevelt, presidente dos EUA, se recusou a matar um filhote urso-negro, em 1902,e os ursinhos de brinquedos passaram a ser chamados de ''Teddy'' (Apelido de Theodore).

Urso-do-sol

Também chamado de urso-malaio ou urso-do-mel, este é o menor tipo de urso e está ameaçado de extinção.Vive nas florestas tropicais do sudoeste da Ásia, onde faz calor o ano inteiro.
O urso-do-sol tem a pele bem solta do corpo,e ele é capaz de deslizar dentro dela, surpreendendo seu atacante e mordendo-o por trás.





Urso-branco

O mar congelado do pólo norte é o território onde vive o urso-branco(ou urso-polar).Ele permanece nas bordas de um iceberg e viaja para o sul no inverno.
Um urso grande precisa comer uma foca a cada 11 dias,e só apanha elas sobre o mar gelado. Quando o gelo derrete procuram comida no lixo das pessoas. Para se aquecer os ursos-brancos têm uma grossa camada de gordura sob a pele e um manto exterior de pêlos e outro de lanugem.


Urso-de-óculos

O focinho deste urso é mais curto que o dos outros.Vários tipos de ursos de focinho curto podiam ser encontrados nas Américas.Mas o urso-de-óculos é o único que resta nos dias de hoje.
O urso-de-óculos passa grande parte do seu tempo sobre as árvores, onde fica dormindo e comendo. Ás vezes permanece em cima de uma árvore até que suas frutas fiquem todas maduras.Só sai depois de comer todas elas.


Urso-pardo

Os urso-pardos, ou ursos-escuros, são encontrados na Europa, na América do Norte e na Ásia. Esses grupos vivem separados há milhares de anos e apresentam pequenas diferenças.
No inverno, em regiões muito frias,há pouco alimento para os ursos,assim eles cavam uma toca no solo e dormem até chegar a primavera-as vezes durante sete meses a fio.

Urso-dorminhoco

Ao verem pela primeira vez o urso-dorminhoco, os europeus pensaram que fosse da família do bicho-preguiça. Mas depois perceberam que se tratava de um urso. No brasil também é chamado de urso-beiçudo.
O número de ursos-dorminhocos está diminuindo. Depois de destruir os cupinzeiros, o urso suga os cupins como se fosse um aspirador de pó. O barulho pode ser ouvido a 180m de distância.


Urso-tiberiano

Também chamado de urso-negro-do-himalaia, este tipo de urso vive nas florestas do leste da Ásia e do Japão. Sente-se a vontade nas florestas geladas das montanhas ou mais quentes,das planícies.Uma espécie quase extinta.
Estes ursos são famosos por mau humor.Existem muitas histórias de pessoas que se aproximaram demais e foram feridas ou mortas.

Panda-gigante

Os pandas-gigantes vivem nas florestas de bambu do centro e do oeste da China.
Estão entre os animais mais raros do planeta,pois só restam cerca de 1000 deles no mundo.
O bambu compoe a maior parte da dieta do panda. Como não é muito nutritivo, os pandas precisam comer 20kg por dia e ficam cerca de 14 horas mastigando.

Lenda>Uma lenda chinesa explica por que os pandas têm a cor preta e branca.Há muito tempo eles eram inteiramente brancos , um dia foram no enterro de uma menina levando cinzas nos ombros em sinal de respeito. Estavam tristes e choraram, exugaram as lágrimas,taparam as orelhas com as patas para abafar o som do choro e abraçaram-se. E onde quer que tocassem,as cinzas deixavam os pêlos manchado de preto.



8 comentários:

  1. Muito legal! O pardo é lindo, mas dá mais medo!
    Triste que o dorminhoco esteja desaparecendo :"(

    ResponderExcluir
  2. Todos lindos!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. não gostei do urso dorminhoco

    ResponderExcluir
  4. Ursos são bonitos, mais oque eles tem de beleza tem em perigosos

    ResponderExcluir
  5. o primeiro urso é o que mais gostei e ele come peixe também. Giovana Vasconcelos Batalha - 5 anos

    ResponderExcluir
  6. Bom, mas falta o panda vermelho e o urso nandi

    ResponderExcluir
  7. na minha opiniao, falta mais um dos que disseram. e é este: urso-panda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem respondeu que não tinha urso panda procura direito '='

      Excluir