Esse blog partilha informações e conhecimento relacionado ao mundo da biologia em geral. Sejam bem vindos!!

Por que é tão importante reciclar?

Reciclar implica reaproveitar, reutilizar. A produção de materiais reciclados faz com que haja uma menor utilização dos recursos naturais da Terra, um menor consumo de energia, menos lixeiras e incineradoras e uma redução da poluição.

Recicle óleo de cozinha

Cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água. Isto é equivalente à quantidade que uma pessoa consome em aproximadamente 14 anos de vida.

Recicle pilhas e baterias

Apesar da aparência inocente e pequeno porte, as pilhas e baterias de celular são hoje um problema ambiental. Classificadas como resíduos perigosos e compostas de metais pesados altamente tóxicos e não-biodegradáveis, como cádmio, chumbo e mercúrio, e pode contaminar o solo, os cursos d’água e o lençol freático, atingindo a flora e a fauna das regiões circunvizinhas. Através da cadeia alimentar, essas substâncias chegam, de forma acumulada, aos seres humanos.

Recicle garrafas Pet

Uma garrafa plástica de refrigerante pode levar 1 milhão de anos para decompor-se. Reciclando, você não deixa que esse material se acumule nos rios, provocando enchentes.

Quando for ao supermercado use sacolas retornáveis pois as sacolinhas plásticas demoram muito tempo para se decompor.

Os 3 Rs importante na nossa vida.

Reduzir: Reduzir o lixo nós fazemos quando jogamos menos coisas fora e isso conseguimos consumindo menos e de forma mais racional.

Reutilizar: é a re-introdução dos produtos no processo produtivo. Isso evita a geração de lixo e exploração de novos recursos.
Não jogar fora as coisas que não nos servem mais: livros, roupas, brinquedos podem ser doados; podemos reutilizar as folhas de papel como rascunho, levar as sacolas plásticas de supermercado para as novas compras, também podemos dar preferência a produtos que utilizam embalagens recicladas.

Reciclar: é a re-introdução do que chamamos de lixo no processo produtivo! Ou seja, ao invés dos resíduos ficarem anos e anos para serem decompostos, estes são transformados novamente em produtos!

6 comentários:

  1. muito legal saber que pessoas como vc se importam com o meio ambiente fico muito feliz pelo seu trabalho continue postando mais e mais.

    ResponderExcluir
  2. esse sate é muito informativo

    ResponderExcluir
  3. Meu trabalho da escola está pronto !!

    ResponderExcluir
  4. Que demais! Me ajudou muito! *-*

    ResponderExcluir